Uma polêmica antiga, que ganhou força após o final da 2ª Guerra Mundial começa a se desfazer com a decisão da Força Aérea da Finlândia de, discretamente, eliminar de um de seus emblemas uma suástica.
O símbolo maior do nazismo alemão – associado aos crimes genocidas ordenados por Adolf Hitler – a suástica que aparecia em aviões e unidades militares finlandesas, entretanto, tem uma origem e significado diferentes da cruz adotada pelo ditador germânico.
A Força Aérea finlandesa tinha em seu emblema uma suástica desde que foi fundada em 1918, muito antes de o nazismo adotar esse símbolo e devastar a Europa. Inclusive, depois da 2ª Guerra, quando a Finlândia foi aliada da Alemanha nazista, o símbolo foi eliminado das aeronaves militares.
Mas a suástica ainda aparecia em algumas bandeiras e decorações de suas unidades, inclusive em uniformes. A partir de 2017, o comando da Força Aérea mudou definitivamente o emblema, que passou a ser uma águia dourada e um círculo de asas.
“Como os emblemas das unidades são usados em uniforme, foi considerado impraticável e desnecessário continuar usando o emblema antigo, que causava mal-entendidos de tempos em tempos”, disse um comunicado da instituição.
ORIGEM E HISTÓRIA – A palavra suástica vem do sânscrito e significa “bem-estar” ou “sorte”. O símbolo geométrico é usado há milhares de anos nas culturas asiáticas e no mundo todo, e chegou a ser moda no Ocidente no início do século XX.
No entanto, em 1920, Adolf Hitler adotou a suástica para seu Partido Nacional-Socialista, que chegou ao poder na década seguinte na Alemanha. Os crimes do regime de Hitler fazem com que a suástica simbolize até hoje o nazismo e o antissemitismo para a maioria dos ocidentais.
A suástica foi associada à Força Aérea finlandesa por meio de um nobre sueco chamado conde Eric von Rosen, que usava o símbolo como um amuleto de sorte.
Quando ele presenteou um avião à nascente Força Aérea do país vizinho recém-independente, em 1918, havia uma suástica azul pintada na aeronave. Foi o primeiro avião da Força Aérea finlandesa, e todos os aviões subsequentes também tiveram como símbolo uma suástica azul, até 1945.
Os defensores do uso do símbolo apontam que não havia nazistas em 1918, portanto, a suástica da Força Aérea finlandesa não tem nada a ver com o nazismo. Os contrário apontam o constrangimento em função do simbolismo atual e associação ao nazismo.
A GENTE QUER TE OUVIR. SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS
Instagram https://www.instagram.com/obsmilitarbr/
Facebook http://www.facebook.com/observatoriomilitardobrasil/
Twitter https://twitter.com/obsolinda
Youtube https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw?view_as=subscriber
Com informações da BBC