Skip to main content

RESERVA ATIVA: HOJE É O DIA DO OFICIAL R/2

O Exército Brasileiro (EB) comemora hoje (04.11) o Dia do Oficial R/2. A data foi instituída através de Portaria do Exército, em 2006, em reverência aos nascimento do Tenente-Coronel Luiz de Araújo Correia Lima, idealizador dos Órgãos de Formação.

Para aqueles que não conhecem, de forma bem simples, a terminação R/2 corresponde aos militares da Força Terrestre enquadrados na “reserva não remunerada”.

Ou seja; são os aspirantes e tenentes – em alguns casos capitães – formados pelos Centros de Preparação de Oficiais da Reserva (CPORs e NPORs), ou aprovados em processos seletivos para Oficial Técnico Temporário (OTT) e que não são militares de carreira.

A cada ano cresce a importância dos R/2 para o Exército, já que eles são o principal elo entre o EB e a sociedade civil, tendo em vista que os jovens escolhidos para prestar o serviço militar como Alunos das escolas de formação de oficiais da reserva passam por rigoroso processo de seleção.

Nós buscamos simplesmente os melhores“, resume o atual comandante do CPOR do Recife, Coronel Alexandre Lückemeyer Machado CARRION.

Além de exercer este papel importante na interface com a sociedade civil, os R/2 – enquanto oficiais temporários – também contribuem durante o período em que estão no serviço ativo com uma mão de obra altamente qualificada para serviços essenciais nas diversas estruturas do Exército.

Esta tropa é, como bem disse o saudoso General e ex-Comandante do CPOR do Recife, Antonio Gabriel ESPER: “A Voz Civil do Exército, na sociedade do amanhã”. Em geral, ex-alunos dos CPORs ocupam cargos estratégicos na vida civil e são o melhor “cartão de visitas” das Forças Armadas fora dos quartéis.

Foto: R2 no Desfile 7 de Setembro

A GENTE QUER TE OUVIR. SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS

Instagram https://www.instagram.com/obsmilitarbr/

Facebook http://www.facebook.com/observatoriomilitardobrasil/

Twitter https://twitter.com/obsolinda

Youtube https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw?view_as=subscriber

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: