Skip to main content

15 DE NOVEMBRO: PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Em 15 de novembro de 1889, há exatamente 131 anos, ocorria, na cidade do Rio de Janeiro, capital à época, a Proclamação da República, fato histórico e emblemático da jovem Nação Brasileira. Mais uma vez, impulsionados pelos anseios da sociedade, militares participavam dos principais eventos.

Àquele tempo, as crises internas nos campos econômico, social e militar, o descontentamento com o Império e a necessidade de mudanças levaram o Marechal Deodoro da Fonseca a destituir o Gabinete Ministerial do Visconde de Ouro Preto e pôr fim ao governo imperial de D. Pedro II. Estava proclamada a República. Terminava, naquele momento, a última monarquia do continente americano.

Iniciava-se um novo capítulo na história da Nação Brasileira, plena de esperança e desejo de prosperidade para o Brasil. A nova República, desde então, impregnada dos ideais positivistas de ordem e progresso, caminha a passos largos em busca de sua merecida grandeza.

Neste novo cenário, honrando a semente plantada em Guararapes, regada com o sangue de bravos brasileiros que tombaram na campanha da Tríplice Aliança, o Exército de Caxias, de maneira indissociável à sociedade que integra, manteve-se cumprindo sua nobre missão de guardião da Nação Brasileira, acompanhando a evolução e o amadurecimento de uma República democrática, pacífica e soberana.

Na defesa dos ideais e valores nacionais, o nosso Exército esteve sempre pronto para empenhar tanto sua “mão amiga” quanto seu “braço forte”, dando prova indelével de seu comprometimento com a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

Ao longo do período republicano, o Soldado de Caxias, invicto como seu patrono, combateu o Nazifascismo na Itália, defendendo os ideais de liberdade; defendeu a Nação brasileira da ameaça comunista na década de 60; operou no Haiti, auxiliando aquela nação amiga na reconstrução da paz e garantiu a lei e a ordem nas operações de pacificação e nos grandes eventos realizados no Brasil nas últimas décadas. Com o mesmo espírito, sempre se fez presente distribuindo água no sertão nordestino; reconstruindo estradas em prol do desenvolvimento e do bem-estar nacional ou socorrendo a população em momentos de calamidade.

É com o espírito ainda impregnado dos ideais de Ordem e Progresso que, ao comemorarmos os 131 anos da Proclamação da República, nós, homens e mulheres integrantes do Exército Brasileiro, reafirmamos nosso orgulho em pertencer a uma instituição de Estado coesa e comprometida com os objetivos nacionais, que sempre se orientam pelo compromisso com o futuro esplendoroso de nossa Nação.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

A GENTE QUER TE OUVIR. SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS

Instagram https://www.instagram.com/obsmilitarbr/

Facebook http://www.facebook.com/observatoriomilitardobrasil/

Twitter https://twitter.com/obsolinda

Youtube https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw?view_as=subscriber

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: