Skip to main content

VOCÊ SABE COMO SURGIU A CONTINÊNCIA MILITAR?

Se você fez ou faz parte de uma organização militar sabe que a continência é uma das primeiras coisas que se aprende em um quartel. O gesto é, na verdade, uma saudação, normalmente iniciativa que parte do subordinado ao superior hierárquico. Mas e a origem da continência? Quer saber como tudo começou?

Bem, o cumprimento que hoje conhecemos como continência – elevação da mão direita com os dedos unidos de maneira enérgica até a cabeça – tem origem na Idade Média. Inicialmente era uma forma respeitosa de saudar os reis.

Conta a história que tudo começou de maneira inconsciente, pois quando cavaleiros se apresentavam diante dos monarcas antes de uma batalha, eles tinham que usar a ponta dos dedos da mão direita para erguer a viseira do capacete medieval, chamado de elmo.

Em seguida, o gesto passou a ser usado como um sinal de paz, pois significava que a espada não estava em punho e o objetivo não era utilizá-la. Enquanto o cavaleiro estava com a mão no elmo, o inimigo era proibido de reagir com violência física.

HOJE – Com o passar do tempo, o cumprimento foi adotado por integrantes de um mesmo exército, tendo a mão levada à testa como forma de uma saudação amigável e respeitosa. E assim persiste até os dias atuais.

Não guarde a informação só para você. Compartilhe em seus grupos para que todos saibam como surgiu a continência. É história, é cultura. Divulgue.

A GENTE QUER TE OUVIR. SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS

Instagram https://www.instagram.com/obsmilitarbr/

Facebook http://www.facebook.com/observatoriomilitardobrasil/

Twitter https://twitter.com/obsolinda

Youtube https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw?view_as=subscriber

Com informações do site Dr. Curioso.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: