Skip to main content

ITÁLIA REVERENCIA HERÓIS DO BRASIL NA 2ª GUERRA MUNDIAL

Esquecidos no Brasil, lembrados como heróis pelos italianos, que não deixam de homenagear e ressaltar o papel decisivo dos 25 mil homens e 74 mulheres da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na libertação daquele país europeu durante a 2ª Guerra Mundial.

No final do mês passado solenidades em reverência aos nossos “pracinhas” voltaram a ocorrer em diversos municípios da Província de Bolonha, apesar da pandemia do Novo Coronavírus.

No município de Vergato, com a presença do coronel André Luiz dos Santos Franco, Adido do Exército junto à Embaixada do Brasil na Itália, do prefeito Giuseppe Argentieri e de autoridades civis e militares, foram realizadas cerimônias em alusão à FEB.

Na praça central da cidade e nas localidades de Boscaccio, Precaria, Castelnuovo e Cereglio, os atos heroicos dos brasileiros foram relembrados diante de monumentos que hoje marcam a história militar dos dois países.

ORDEM E PROGRESSO – No município de Gaggio Montano, as solenidades se repetiram com a presença da prefeita Maria Elisabetta Tanari nos nos monumentos “Liberazione”, em Monte Castello; “17 eroi”, em Abetaia; “Frei Orlando”, em Bombiana; “Ordem e Progresso” e “Tenente Amaro”, em Montilocco.

Na cidade de Alto Reno Terme, o prefeito Giuseppe Nanni, juntamente com o adido militar brasileiro e inúmeras autoridades civis e militares italianas, participaram da inauguração de uma praça dedicada exclusivamente à memória do Marechal João Batista Mascarenhas de Moraes, Comandante da FEB.

Com expressiva presença da sociedade local, a atividade na cidade de Porretta Terme coroou com chave de ouro as celebrações, marcadas por muita emoção para todos os brasileiros.

“Constatando que a chama da liberdade e da democracia acesa pela bravura dos nossos “pracinhas” da FEB nunca será apagada dos corações e das mentes do povo italiano”, diz nota do Centro de Comunicação do Exército.

A GENTE QUER TE OUVIR. SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS

Instagram https://www.instagram.com/obsmilitarbr/

Facebook http://www.facebook.com/observatoriomilitardobrasil/

Twitter https://twitter.com/obsolinda

Youtube https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw?view_as=subscriber

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: