Skip to main content

EFEITO BOLSONARO: CANDIDATURAS MILITARES TÊM MAIOR CRESCIMENTO EM 16 ANOS

Na primeira eleição após a chegada de Jair Bolsonaro (sem partido) ao Planalto em meio a uma onda conservadora, o número de policiais e militares que concorrem ao cargo de prefeito atingiu o maior patamar em 16 anos.

Dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostram que, neste ano, 371 bombeiros militares, policiais militares e civis e militares reformados tentam uma vaga nos Executivos municipais em todo o país.

Em 2004, eram 143 (aumento de 61%); há quatro anos, 178 (aumento de 52%). Policiais militares são quase metade do grupo (193). Os militares reformados, como Bolsonaro, são o segundo maior bloco do conjunto (99).

O coronel PM, ex-aluno do CPOR e atualmente deputado estadual Alberto Feitosa (PSC) é um exemplo. Tentará ser prefeito do Recife, reproduzindo o discurso de segurança e conservadorismo de Bolsonaro. “Recife será a capital mais segura do Nordeste”, prometeu.

GREVE – Deputado federal mais bem votado do estado em 2018, o policial militar Capitão Wagner (PROS) concorre à Prefeitura de Fortaleza pela segunda vez como principal nome de oposição ao grupo do governador Camilo Santana (PT) e dos irmãos Ciro e Cid Gomes (PDT). Com ascensão meteórica após liderar ‘greve’ da PM em 2011, ele tem a segurança pública como prioridade.

O PSL, partido pelo qual o presidente se elegeu em 2018, lançou o maior número de postulantes policiais ou militares, 54. Em seguida, aparecem Patriota (25), PL (23) e Podemos e PP (ambos com 22). As legendas de esquerda apostam menos neles: PDT tem 13; PT, 12 e PSB, 9.

Entre os estados, São Paulo é o que tem mais concorrentes com essa formação, 59. Minas Gerais (49), Paraná (23), Bahia (22) e Goiás (21) completam o topo da lista.

A GENTE QUER TE OUVIR. SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS

Instagram https://www.instagram.com/obsmilitarbr/

Facebook http://www.facebook.com/observatoriomilitardobrasil/

Twitter https://twitter.com/obsolinda

Youtube https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw?view_as=subscriber

Com informações do site BondeNews

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: