Skip to main content

BOMBA GIGANTE DA 2ª GUERRA EXPLODE 75 ANOS APÓS LANÇAMENTO NA POLÔNIA

Uma bomba gigante datada da 2ª Guerra Mundial explodiu ontem (13), após tentativa de neutralização do artefato por mergulhadores da marinha polonesa. Ninguém ficou ferido.

O explosivo foi usado durante o conflito pela Real Força Aérea Britânica (RAF) e se chamava Tallboy. De acordo com especialistas, o petardo é tão potente que causava “um pequeno terremoto” quando atingia o solo.

A bomba “Tallboy” tinha 6 metros de comprimento e continha 2,4 toneladas de explosivos – o equivalente a cerca de 3,6 toneladas de TNT. A sua detonação aconteceu de modo planejado, após os especialistas avaliarem o risco de explosão, na tentativa de desativação.

BASE NAZISTA – A super bomba foi encontrada em setembro do ano passado, no fundo de um canal de navegação em Swinoujscie, na costa do Mar Báltico – acesso ao Porto de Szczecin, no noroeste da Polônia. O local era considerado uma das bases mais importantes da marinha alemã durante as duas guerras mundiais.

Em abril de 1945, bombardeiros Lancaster do 617º Esquadrão “Dambusters” lançaram 12 “Tallboys” no cruzador Lutzow da Alemanha na região. Uma delas só explodiu, ontem (13), 75 anos depois.

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS

Instagram https://www.instagram.com/obsmilitarbr/

Facebook http://www.facebook.com/observatoriomilitardobrasil/

Twitter https://twitter.com/obsolinda

Youtube https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw?view_as=subscriber

Com informações da DefesaTV, Euronews, Reuters, AFP e Orbis Defense Europe.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: