Skip to main content

O BRASIL NA 1ª GUERRA MUNDIAL: HISTÓRIA QUE POUCOS CONHECEM

A atuação do Brasil no Teatro de Operações da Europa durante a 2ª Guerra Mundial (1939-1945) – ainda que precariamente divulgada – é a mais conhecida ação militar das Forças Armadas nacionais em um conflito no Exterior. Mas o que muita gente não sabe é que durante a 1ª Guerra Mundial (1914-1918) os brasileiros também estiveram presentes em solo europeu.

O Brasil declarou guerra ao Império Germânico e, em conformidade aos compromissos assumidos na Conferência Interaliada de Paris em 1917, enviou à França, em 16 de agosto de 1918, uma Missão Médica Especial com caráter militar.

O objetivo era manter um hospital temporário na zona de guerra para ajudar os serviços de saúde dos aliados. Em artigo publicado no site da Marinha do Brasil, o Contra-Almirante (RM1-Md), Carlos Edson Martins da Silva, conta detalhes desta história.

Ele fala sobre as causas que levaram o Brasil a enviar esta missão, sua organização, detalhes logísticos relativos ao seu deslocamento até a Europa e o estabelecimento do hospital em solo francês.

“Particular atenção é dada ao impacto da gripe espanhola na Missão, aos resultados alcançados pela empreitada e o encerramento da missão e do hospital”, diz nota da Marinha sobre o trabalho do autor, que é chefe da Seção de Medicina de Combate da Academia Brasileira de Medicina Militar.

Leia o artigo completo clicando no link: https://portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/navigator/article/view/554

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS

Instagram https://www.instagram.com/obsmilitarbr/

Facebook http://www.facebook.com/observatoriomilitardobrasil/

Twitter https://twitter.com/obsolinda

Youtube https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw?view_as=subscriber

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: