Skip to main content

MÚSICA “PICA FUMO” RETRATA COTIDIANO DE MILITARES, VENCE FESTIVAL e VIRALIZA

Umas das características mais marcantes do meio militar é o “linguajar próprio da caserna”, que faz com que combatentes de todas as regiões do País se integrem falando uma só “língua”, um idioma próprio. Termos como “laranjeira, mocorongo, raridade, ordem unida ou pica fumo”, entre outros, são jargões utilizados nos quartéis, principalmente do Exército Brasileiro.

Inspirado nestes termos e com muito bom humor, o grupo “Os Pica Fumo” composto por músicos de São Borja, apresentou a música “Pica Fumo” e conquistou o primeiro lugar na categoria “Mais Popular” do 28º Festival Ronda de São Pedro, que apresenta músicas nativistas daquela região do Rio Grande do Sul.

O refrão “Sou Pica Fumo, sou laranjeira, sou sentinela da minha Pátria Brasileira, missão que é dada, é missão cumprida, o Braço forte, a Mão Amiga” – escrita por Vantuir Cáceres, ex-integrante do Regimento João Manoel, e cantada por João Carlos da Silva Souza, que integrou a fanfarra do Regimento – caiu no gosto popular.

A conquista foi no ano passado, mas após a divulgação do vídeo clip da música nas redes sociais, há poucos dias, o grupo viu o sucesso da canção explodir em todo Brasil. Veja abaixo o clipe da música e compartilhe com os amigos.

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS

Instagram https://www.instagram.com/obsmilitarbr/

Facebook http://www.facebook.com/observatoriomilitardobrasil/

Twitter https://twitter.com/obsolinda

Youtube https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw?view_as=subscriber

2 thoughts to “MÚSICA “PICA FUMO” RETRATA COTIDIANO DE MILITARES, VENCE FESTIVAL e VIRALIZA”

  1. Que bela homenagem… quantas palavras que já me haviam fugido… engraçado que não tem bullying, nem preconceito e nem fobias… a farda veste brasileiro de todas as origens e assim identifica todos como irmãos!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: