Skip to main content

BRASIL NA 2ª GUERRA MUNDIAL: NATAL, O ‘TRAMPOLIM DA VITÓRIA’

A guerra já estava a todo vapor, desde 1939 na Europa, e Adolf Hitler dominava quase todo território do Velho Continente e o Norte da África quando o Brasil entrou no grande conflito mundial, em 1942. Recife (PE) e Natal (RN) receberam bases norte-americanas, sendo esta última a maior estrutura militar dos Estados Unidos fora daquele país.

Cerca de 10 mil soldados americanos se deslocaram para Natal – cidade com apenas 55 mil habitantes, na época – a fim de proteger as águas do Atlântico Sul e usar o ponto mais próximo entre o continente e a África como plataforma para envio de tropas e equipamentos até o Teatro de Operações Europeu.

Havia também o receio de que a cidade fosse tomada pelos nazistas, justamente por conta de sua posição estratégica no mapa global. A população foi treinada para se esconder, em caso de invasão dos alemães, e havia black-out diariamente a fim de dificultar uma possível ofensiva nazista na Cidade Presépio.

IMPORTANTE – De acordo com estudiosos, a Base Americana em Natal (Parnamirim Field) teve uma importância significativa para o fim do conflito e teria “encurtado” a 2ª Guerra Mundial (1939-1945) em pelo menos um ou dois anos.

Por conta do sucesso das operações realizadas a partir da capital potiguar, em pouco tempo Natal passou a ser conhecida como o “Trampolim da Vitória”. A presença dos americanos trouxe também dinheiro e novos hábitos culturais. Natal foi a primeira cidade brasileira a ter Coca-Cola, ketchup, óculos de aviador Ray Ban e calças jeans.

“O modo de vida americano foi penetrando na capital potiguar. O costume de fazer a barba com frequência, tomar refrigerante, mascar chiclete. Tudo isso foi incorporado à nossa cultura. E daqui foi disseminado para o resto do país”, afirmou o professor de história Luís Eduardo Suassuna.

Para saber mais, assista este excelente documentário produzido pela TV Brasil – Americanos em Natal: os estrangeiros da 2ª Guerra. No Youtube existem ainda outros vídeos e filmes sobre o assunto.

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS

Instagram https://www.instagram.com/obsmilitarbr/

Facebook http://www.facebook.com/observatoriomilitardobrasil/

Twitter https://twitter.com/obsolinda

Youtube https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw?view_as=subscriber

One thought to “BRASIL NA 2ª GUERRA MUNDIAL: NATAL, O ‘TRAMPOLIM DA VITÓRIA’”

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: