Skip to main content

APÓS 100 ANOS, CORPOS DE SOLDADOS DA 1ª GUERRA MUNDIAL RESSURGEM NOS ALPES ITALIANOS

Um tesouro arqueológico de valor incalculável está ressurgindo em função do aquecimento global. Nos Alpes Italianos, palco de sangrentas batalhas, durante a 1ª Guerra Mundial, corpos mumificados de combatentes daquele país e do Império Austro-húngaro estão reaparecendo, a partir do derretimento da neve.

A descoberta aconteceu nas áreas de Presena e Ortles-Cevedale, na pequena cidade italiana de Peio. No local, os militares da época construíram uma fortaleza bélica no topo das montanhas geladas, uma área estratégica para guardar as armas pelo seu difícil acesso.

As baixíssimas temperaturas – muitas vezes de até 30º negativos – e as avalanches de neve terminaram se tornando inimigos infernais, matando mais que os combates propriamente ditos. Cartas dos soldados revelam o sofrimento com o frio e a angústia com o clima adverso em altitude de até 3.600 metros acima do nível do mar.

“Em arquivos da época, e em diários de guerra—sejam eles austríacos ou italianos— encontramos histórias sobre as grandes dificuldades causadas pela falta de sono, as tormentas, e as avalanches,” diz Stegano Morosini, um pesquisador da Universidade de Milão.

MUSEU – Os primeiros documentos começaram a aparecer na década de 90, com diários, cartas e fragmentos de jornais russos. As peças foram reunidas no atual Museu da Guerra de Peio. Em 2004, um guia da montanha achou três corpos mumificados em uma parede congelada, próximo ao pico San Matteo.

Os cadáveres eram de soldados austríacos, estavam desarmados e traziam pacotes de ataduras nos bolsos, uma indicação de que poderiam ser enfermeiros austríacos mortos durante a Batalha de San Matteo, de 3 de setembro de 1918.

De lá pra cá, mais de 80 corpos foram resgatados, a cada verão. Arqueólogos preveem que muitos outros ainda serão encontrados. 

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS

Instagram https://www.instagram.com/obsmilitarbr/

Facebook http://www.facebook.com/observatoriomilitardobrasil/

Twitter https://twitter.com/obsolinda

Youtube https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw?view_as=subscriber

FOTO: ESCRITÓRIO DE ARQUEOLOGIA DA PROVÍNCIA DE TRENTO

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: