Skip to main content

11 DE SETEMBRO É O DIA DA POLICIAL FEMININA NO RN

Há exatos 30 anos, em 11 de setembro de 1990, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) formava a primeira turma feminina de soldados, com 67 mulheres. As desbravadoras foram denominadas de ‘Turma Pioneiras Potiguares’.

No último dia 29 de julho, a Assembleia Legislativa potiguar aprovou projeto que institui o Dia Estadual da Policial Feminina, a ser comemorado no dia 11 de setembro de cada ano.

Mas na realidade, a participação de mulheres na PMRN iniciou-se a partir da Lei n.º 5.501, de 05 de agosto de 1986, que criou a Companhia de Polícia Feminina.

Em março de 1987, após seleção intelectual, médica, psicológica e física entre aproximadamente 100 (cem) candidatas para preenchimento de 02 (duas) vagas, foram aprovadas Angélica Fernandes de Oliveira e Maria Tereza Melo dos Santos.

As candidatas seguiram posteriormente, para a Academia de Polícia Militar do Paudalho, em Pernambuco, onde frequentaram, junto com cadetes do sexo masculino, todo o curso de formação acadêmica.

Em 11 de setembro de 1990, dando prosseguimento às atividades para formação de pessoal feminino, foi iniciado o 1º Curso de Formação de Soldados Femininos – CFSd 90.1, que contou com a participação efetiva das oficiais recém-formadas, realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Natal/RN.

Foto: Major Rosalina de Souza Câmara, subcomandante do Batalhão de Polícia de Choque PMRN

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS

Instagram https://www.instagram.com/obsmilitarbr/

Facebook http://www.facebook.com/observatoriomilitardobrasil/

Twitter https://twitter.com/obsolinda

Youtube https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw?view_as=subscriber

Com informações do defato.com

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: